Museu d’AOC
INAUGURAÇÃO DO MUSEU D’ARTES E OFÍCIOS DE CARREGOSA (13 de julho de 2021), COM A EXPOSIÇÃO ‘PREÂMBULO’
Nos últimos meses, este executivo, acompanhado por um grupo de pessoas muito generosas e dedicadas a Carregosa, trabalhou para que a ideia de um Museu dedicado à freguesia se tornasse realidade.
A obra não foi fácil, porque o tempo escasseia, as ideias são muitas e a generosidade imensa, pois todos se têm mostrado disponíveis para legar um pouco da sua história para somar à História da nossa Freguesia de Carregosa.
A opção para a abertura foi recorrer ao mais fácil. Mostrar a requalificação realizada no interior da Casa Vasques e expor o “Preâmbulo” daquilo que a Comissão Instaladora nomeada sonhou para o Museu dedicado às artes e ofícios da nossa terra. Mostrar que somos terra de artistas. Que o engenho e a criatividade fazem parte do ADN carregosense.
Nas palavras de Maximino Tavares:
Certamente, todos concordam que Carregosa é uma terra de artistas. Foi no passado, é no presente, será no futuro…
Abrir um espaço museológico é uma pedrada no charco!
A resignação é desumana, porque o Homem, ao contrário dos animais faz-se projetando o FUTURO.
Em Carregosa, precisávamos de um espaço de encontro com as memórias, não de autoajuda, mas de relações. Nesta sociedade americanizada, laicizada e hedonista, necessariamente a ideia que nos aflorou e levou à concretização foi a de reconhecer o passado e lançar o futuro.
Nada melhor que este local! Poderá ser apenas um começo, mas será sempre o início de um caminho…. Queremos que seja um local de somas, de saber-fazer, de criatividade e construções.
Parafraseando Coimbra da Mota: “Só os saudáveis abraçam o que é novo, só os que têm saúde mental olham o desconhecido com curiosidade. Os doentes olham o outro com medo e desconfiança. Quando não há caminho, ABRE-SE!“
O caminho está aberto, agora competirá a todos nós fazê-lo e perpetuá-lo!
Até este momento, este espaço só foi possível conseguir com a colaboração de muitos, os quais vamos tentar enumerar, mesmo correndo o risco, não intencional, de poder esquecer alguém, em forma de agradecimento pela disponibilidade e encorajamento para o fazer acontecer: Maximino Tavares, Manuel Ferreira, João Amorim, José Pedro Santos, Jorge Estrela Aguiar, Sr.º Fernando Santos, José Carlos Santos, Manuel António Couto Moreira, José António Amorim, José Carlos Figueiredo Almeida, Alcides Bastos e Virgínio Santos, Manuel Freitas Ferreira, Jhonny Aguiar, Manuel Santos, Virgílio Gonçalves Oliveira, Susana Silva, Agostinho Silva, Emídio Ferreira Aguiar, António Jesus Amorim, Valter Palma, Marcos Sousa, Pedro Portela, Jorge Ferreira, Fernando Mendonça, ACESMA, BMC, GRUPO DE BOMBOS ZÉS P’REIRAS, Fernando Correia da Silva, Manuel Oliveira e Odete Gomes, Luísa, Margarida, Fátima Sousa, Glória Oliveira, Sr José, Sr António, Sr Luís, Sr Adelino, Sara, António Jorge, Sandra, Jorge, Teresa e Salvador, Maria Oliveira e Manuel Henriques, Francisca, Nuno, Imago, lda, Joaquim Bessa e colaboradores, Frederico Afonso (100 ideias) e colaboradores, Babo e Duarte, lda, Câmara Municipal, …
A todos o nosso agradecimento pela prontidão, colaboração e dedicação.
Que este espaço seja uma janela que se abre continuamente para, com arte e engenho, partilhar e criar memórias!
Bem-haja!
Helena Moreira,
Presidente de Junta de Carregosa 2017-2021
Inauguração do Museu pelo Correio Azeméis:
https://fb.watch/d4MOENwLEK/
https://fb.watch/d4MQfVPqu_/