A Freguesia de Carregosa
A Freguesia de Carregosa pertence ao Concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, e é composta por 22 lugares. Abrangendo uma área de 14 km2, o seu território confina a Norte com as Freguesias de Fajôes e Escariz; a Sul, com as Freguesias de Codal e de Vila Chã, a Nascente, com a Freguesia de Vila Cova de Perrinho, a Poente, com as Freguesias de Pindelo e Nogueira de Cravo.
Tem a sua toponímia aprovada desde 1993, na qual figuram 165 ruas identificadas. O topónimo desta Freguesia provém do termo “carrago”, sinónimo de arraial bélico, cercado de carros carregados de armas e munições. Os casais de Arrifaninha, Currais, Ínsua do Codal, Lomba, Paço de Azagães, Póvoa, Teamonde e Vacaria foram bens reguengos da Coroa e, depois, herdados dos Condes da Feira, dos mosteiros de Semide e de Santo Eiói e da Casa do Infantado. Ressalta ainda o facto de dois desses lugares, Teamonde e Ínsua (nos documentos medievais Todemondo e Insula) terem sido importantes “villas” doadas pelo rei Ordonho, em 922. ao Bispo de Coimbra, D. Gomado.
Pertenceu ao termo da Feira, comarca de Esgueira e, depois, da comarca da Feira. Pertenceu também à Casa do Infantado, depois de ter pertencido à dos Condes da Feira, aproveitando o Foral passado à Feira e Terras de Santa Maria, datado de 10 de Fevereiro de 1514.