Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Largo António José Castro Azevedo

Largo António José Castro Azevedo – topónimo aprovado pela Assembleia de Freguesia Carregosa em homenagem ao conterrâneo já falecido e conhecido como “Sr.º Azevedo”.

O reconhecimento público feito ao Sr.º Azevedo fundamentou-se na vida cívica ativa e na reconhecida iniciativa no domínio empresarial, dedicada à construção civil em altura e em banda, na Freguesia de Carregosa. Iniciou esta atividade em 1981, a qual  perdurou ao longo de 40 anos, perseguindo sempre o mesmo lema: “A construir, construo na minha Terra”.  Esta atividade permitiu fixar na freguesia pelo menos 20% da população atual.

O papel desempenhado por António José Castro Azevedo na construção da freguesia e dos valores que abraçava é um incentivo para que outros lhe sigam os passos e  uma forma de vincar o humanismo que deve prosseguir qualquer sociedade constituída por seres humanos.

A sua família, em sua homenagem, ofereceu uma escultura que foi colocada no Largo a que se atribuiu o nome do falecido António José Castro Azevedo.

Esta escultura, a primeira da autoria do artista Carregosense, Tozé Dias Ferreira, a ser colocada num espaço público da Freguesia Carregosa, mais se assemelha a um poema, que conta a história de António José Castro Azevedo e do seu legado profissional e familiar. Este apontamento escultórico foi denominado pelo criador de “Ninho”.

Porque a Arte é emoção, é criatividade, é conhecimento e partilha, estão todos convidados a visitar este elemento escultórico e fazer a vossa interpretação.

Fazemos votos para que, independentemente da leitura pessoal de cada um, este local seja mais uma referência à terra de artistas que é a nossa Carregosa ViVa.

Felicitamos a família do Sr.º Azevedo, na pessoa da D.ª Fátima Guimarães pelo gesto de carinho e sentido de homenagem e agradecemos o contributo feito em prol da Freguesia Carregosa.