JUNTA DE FREGUESIA DE CARREGOSA JUNTAREGUESIA DE CARREGOSA INFORMAÇÃO N.º 1/2018

Em cumprimento da alínea x) do n.º 1 do Art.º 38.º da Lei nº 169/99, de 18 de setembro, alterada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro e pela Lei n.º 75/2013 de 12 de Setembro, damos conta da informação sobre a atividade exercida pela Junta de Freguesia, durante o primeiro trimestre do ano de 2018, nos meses de janeiro, fevereiro e março, no âmbito das competências próprias ou delegadas pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

GESTÃO GERAL / ATOS ADMINISTRATIVOS

1. Emissão de atestados.

2. Termos de identidade e justificação administrativa.

3. Gestão dos recursos humanos ao serviço da freguesia.

4. Formalização de candidaturas ao Projeto Contrato Emprego-Inserção +.

5. Participação em reuniões com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Eng. Joaquim Jorge para troca de impressões sobre as necessidades prioritárias da Freguesia (saneamento, arruamentos, zona industrial, parque verde, etc.).

6. Negociação do Protocolo de Execução para a Concretização da Delegação Legal de Competências com a Câmara Municipal.

7. Negociação de protocolo de colaboração com a Urate.

8. Visita de trabalho a Carregosa pelo Sr.º Presidente da Câmara, Eng. Joaquim Jorge, numa atitude proativa e de proximidade, no dia 1 de fevereiro para tratar de assuntos relacionados com o avançado estado de degradação de alguns arruamentos, a urgente e necessária intervenção na R. Luís Borges de Almeida (Teamonde), apresentação de uma solução mais eficaz e abrangente para ETAR sita na Cavadinha, para o saneamento em Teamonde e água em Currais e Vacaria. Visitou-se a Zona Industrial, tendo sido feito alerta para a necessidade de intervenção na Av. Ferreira de Castro; encontrar uma solução para o trânsito na N 227 junto ao corte para a Av. Ferreira de Castro (alertando para os recorrentes acidentes de viação); encontrar uma solução para a N 224/1 na zona histórica de Carregosa e ao longo da Quinta da Costeira. Visitaram-se os lugares de Borralhais, Teamonde, Currais, Vacaria, Fontanheira, Silvares, Azagães e Carregosa (Baixo, Cima e Centro). De uma forma geral demos a conhecer aquelas que são as principais necessidades de intervenção na Freguesia e para as quais carecemos do apoio e colaboração da Câmara Municipal.

9. Reunimos com a Junta de Freguesia de Vila Chã, Codal e VilaCova de Perrinho, para analisarmos a situação dos limites.

10. Reunião com a Srª Engª Ângela Sá, Diretora de Estradas de Aveiro para analisarmos a situação das estradas nacionais que atravessam a freguesia. A Junta de Freguesia de Carregosa agradece a disponibilidade e atenção manifestadas pelo Sr.º Presidente da Câmara que, juntamente com o seu executivo, têm sido incansáveis na colaboração e disponibilidade com a Freguesia de Carregosa.

EDUCAÇÃO

1. Pequenas reparações, conservações e reposição de consumíveis no parque escolar de Azagães e Cavadinha.

2. Limpeza da zona envolvente das escolas, desobstrução de caixas de sargetas, poda de árvores e transporte de resíduos.

3. Divulgação e formalização de protocolo com a empresa AEGL- Actividades Educativas - para formação de cursos certificados destinados a empregados e a desempregados de longa duração.

4. Início de curso de formação de Primeiros Socorros a ser ministrado a partir de abril.

DESPORTO E CULTURA

1. Festa da Epifania – Paróquia de Carregosa

2. Festa de Natal – Associação de Pais do Centro Escolar

3. Marionetas – JI Centro Escolar

4. Azagães Fashion – Associação de Pais do Centro Escolar

5. Cinema – Centro Social de Carregosa

6. 1ª Resistência de BTT Parque Verde promovida pela ACDA

7. Trovas à Toa – ACDA

8. Espetáculo de comédia com Pedro Neves – JDC

9. Teatro Casa do Professor V. Cambra – JF

10. Baile de Carnaval – JF

11. Aula sobre Tradições Locais promovida no Clube Sénior – JF

12. Aula de História Local com animação tradicional – Universidade Sénior OAZ/JF/Danças da Concertina

13. Celebração do início da Primavera com plantação de Magnólia e proclamação de Poesia - com participação da EB2/3 /Centro Social/JF/Paróquia do Divino Salvador de Carregosa/Tavares Ribeiro

14. Clube de Leitura – Centranima – URATE

15. Cartolices – URATE

16. Espetáculo de Dança – URATE

17. Teatro Grupo Proença – URATE

18. UM ao Molhe – URATE

19. Café Urate 

Notas:

Destaca-se como principal característica da freguesia o dinamismo e a capacidade de trabalho das suas associações/coletividades, bem como o forte envolvimento e empenho de muitos carregosenses nas suas atividades, desde há muitos anos, numa manifestação genuína de voluntariado e cidadania. A Junta de Freguesia, atenta a sua situação económica atual, tem limitado a sua colaboração com as Associações a apoio logístico e cedência de espaços disponíveis e adequados (Auditório, Palco Externo, Centroanima) para que possam desenvolver as suas atividades, promovê-las, contribuindo, assim, para a dinamização cultural e recreativa da freguesia.

A Junta de Freguesia manifesta o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas coletividades em prol da comunidade e o seu inestimável contributo na dinamização social, cultural, desportiva, educativa e recreativa da Vila de Carregosa.

Atendendo ao visível crescimento e envolvimento (recreativo, cultural e social) promovido pela Associação URATE a Junta de Freguesia propôs à Associação trabalhar em parceria/colaboração, deste modo pretendendo distinguir e valorizar o esforço contínuo que tem demonstrado para o desenvolvimento cultural e recreativo “com e para os jovens” da Freguesia de Carregosa. Foram encetadas conversações no sentido de ser elaborado um protocolo de colaboração a subscrever entre a Associação e a Freguesia para apreciação e votação na Assembleia de Freguesia.

Foi realizada reunião de trabalho no IGAC, em Lisboa, para perceber/esclarecer situação do Auditório e viabilidade de utilização do mesmo para o fim a que se destina, em respeito pelas regras de Higiene e Segurança exigíveis.

É necessário proceder a obras de conservação (paredes, telhado) no edifício do Auditório, sede da Junta e Posto Médico; construção de uma casa de banho no palco externo e adaptação da entrada do palco externo a pessoas com limitação física. Foram já encetados contactos para o efeito.

REDE VIÁRIA

1. Reparou-se um muro no Caminho das Azenhas.

2. Foram executados os acabamentos dos muros do Sr.º António Correia e da Sr.ª Amélia Amorim.

3. Colaborou-se com a Câmara na colocação de asfalto na Rua Luís Soares, Rua Sousa Brandão e Avenida da República.

4. Contratou-se a empresa Alexandre Torcato para desobstruir as valetas da R. das Sítimas e na Av. da República.

5. Limpeza e gestão das Rotundas da Av. da República.

6. Estabelecimento de contacto com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca e Junta Autónoma de Estradas a insistir para a tomada de medidas na N 227 e 224/1 relacionadas com a necessidade de intervenção no piso, alteração de sinalética, semaforização, rotunda e alargamento da via para dar mais conforto, segurança e qualidade de vida aos residentes e usuários destas vias.

7. Solicitou-se informação à Câmara Municipal e Junta Autónoma de estradas sobre data previsível para início das obras de repavimentação na N227, tendo sido dada informação que as mesmas foram adjudicadas à empresa Carlos Pinho, Lda. em Janeiro de 2018.

8. Colaborou-se logisticamente com a firma Portugal Reciclagem, Lda. na pavimentação por esta levada a cabo, a suas expensas, da R. da Água.

9. Reunião com Eng. Artur Neves, Secretário de Estado, em Lisboa, para sensibilizar para o problema na N 224/1.

10. Solicitamos ao Presidente da Câmara 120 meias canas em cimento para a Rua de Currais e já nos foram enviadas 60.

REDES ELÉTRICA / SANEAMENTO / DE ÁGUA

1. Comunicação eletrónica à Indaqua de uma anomalia na rede de saneamento e águas residuais na Av. da República e conduta de águas residuais do Edifício sede da Junta de Freguesia.

2. Envio de diversas comunicações eletrónicas à EDP para substituir as luminárias  públicas em diversos pontos da freguesia.

AMBIENTE

1. Manutenção do jardim em frente ao posto médico.

2. Colaboração com a Paróquia na poda das árvores e arbustos em frente ao Centro Paroquial, na limpeza e transporte dos resíduos resultantes.

3. Gestão e conservação de espaços ajardinados da freguesia.

4. Desenvolvimento de ação de sensibilização articulada entre a Câmara Municipal e a GNR sobre a temática “Defesa da floresta e limpeza de terrenos junto das habitações”, com o apoio da Junta de Freguesia em ternos logísticos, divulgação e informação.

5. Manutenção semanal da limpeza e gestão dos consumíveis nos sanitários junto à Igreja.

6. Manutenção do serviço de limpeza de fossas particulares.

7. Carregamento e transporte dos resíduos da limpeza da Escola EB23 de Carregosa e sobrantes da poda das árvores da Escola da Cavadinha (levada a cabo pela EDP). 

8. Limpeza de terrenos maninhos sitos em Currais e Fontanheira (venda a particulares de algumas das árvores existentes e transporte dos resíduos sobrantes).

9. Corte das árvores na R. S. Salvador (em frente à serração do Sr.º Paiva) atento o avançado estado de deterioração nos passeios e risco apresentado para segurança dos peões.

10. Ação de limpeza no Parque Verde através da empresa de Alexandre Torcato (abrir valas e arrancar toqueiros, melhoria da condução e drenagem das águas).

EQUIPAMENTOS / MOBILIÁRIO URBANO

1. Construção e instalação de abrigo de passageiros na R. S. Salvador.

2. Reparação e manutenção do trator

. 3. Manutenção de máquinas e equipamento.

4. Limpeza da Praça Comendador Fernando Pinho Teixeira e da fonte.

5. Foram realizadas pequenas reparações no auditório interno.

6. Verificação do edifício da sede da Junta de Freguesia, Auditórios e Posto Médico, concluindo-se pela necessidade imediata de obras de manutenção de isolamento de paredes e telhado para evitar as infiltrações e chuva no interior (palco externo e posto médico).

TOPONIMIA / SINALIZAÇÃO

1. Colocação de 3 placas de identificação de Carregosa na Pedra Má, na Avenida Ferreira de Castro e entrada da Rua S. Salvador, junto à nova rotunda.

2. Colocação de espelhos de trânsito em diversos pontos da freguesia. executivoN/ Ref : Of 036/2015-RT Att: Exmº. Sr. Filipe Os nossos melhores cumprimentos. Até à presente data não recebemos ainda amento para os materiais anteriormente solicitados, pelo que agradecemos acrescentem à anterior solicitação o v/ melhor preço para os seguintes27-02-2015  

AÇÃO SOCIAL

1. Reunião da Comissão Social da Freguesia, com abordagem dos diversos assuntos relacionados com necessidades que verificadas e acompanhamento realizado pelas diversas instituições.

2. Foi proposta o desenvolvimento de algumas iniciativas a desenvolver em parceria com a Junta de Freguesia e os diversos membros da Comissão Social, a concretizar oportunamente.

3. Dinamização do Clube Sénior à 4.ª feira, à tarde, com a colaboração da CASCarregosa, IPSS, Câmara Municipal e diversos voluntários.

4. Acompanhamento da CASCarregosa no recebimento do 1º prémio categoria IPSS Green Cork (projeto reciclagem de rolhas).

5. Reunião com a responsável da RLIS para comunicação de resultados sobre esta ação na Freguesia de Carregosa.

SAÚDE E HIGIENE PÚBLICA

1. Gestão, manutenção e limpeza do cemitério de Carregosa.

2. Contratou-se a Empresa Higilusa para desobstruir um tubo de águas pluviais no cemitério.

3. Construíram-se 2 campas no terreno dos ”Anjinhos”, face à necessidade de enterramentos.

4. Contratou-se a Empresa Jorge Correia para emparedar a covata n.º 24A e 4D.

POLÍTICA DE PROXIMIDADE E APOIO AO CIDADÃO

1. Cedência de espaço e meios disponíveis para formação promovida no Auditório D. M. pelo Grupo Polisport. 2. Promoção de uma sessão de Esclarecimento sobre limpeza da floresta – Câmara/GNR. 3. Sessão de esclarecimento Apoio ao Consumidor – Câmara/ JF 4. Renovação e manutenção do site da Junta de Freguesia. 5. Manutenção dos acordos de execução celebrados com a Câmara Municipal. 6. Recebemos a colaboração de um cidadão para prestação de serviço a favor da comunidade.

REPRESENTAÇÕES

1. No período de Natal e Ano Novo decorou-se a Praça com um coração iluminado e distribuíram-se placares de Boas Festas pelos vários lugares da freguesia.

2. Acompanhou-se o Cantar dos Reis pelo Grupo Danças da Concertina no programa “Culturando” da Informedia Rádio.

3. Organização de um baile de Carnaval no Edifício da Junta de Freguesia.

4. Participação na semana de leitura desenvolvida pelo Agrupamento Escolar que teve lugar na Escola EB23 de Carregosa.

5. Participação no almoço de leitura promovido pelo Agrupamento Escolar que teve lugar na escola de Fajões.

6. Plantou-se uma Magnólia no jardim em frente à Unidade de Saúde para simbolizar o início da Primavera e foi declamada poesia alusiva. Esta iniciativa teve a colaboração da EB23, Centro Social, Paróquia de Carregosa, Membros da Assembleia de Freguesia, APEECEA, Sr.º Tavares Ribeiro e populares.

7. Lançamento da 1ª edição do “Descobre o Talento que há em Ti - Poesia ” sob o tema Carregosa-Usos e Costumes.

8. Aula sobre Tradições Locais promovida no Clube Sénior pelo Sr.º Tavares Ribeiro.

9. Apresentação de Aula de História Local promovida pela Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e enobrecida pelos grupos de Teatro, Cavaquinhos e Tuna da USOA e o Danças da Concertina de Carregosa.

10. Exibição da peça de teatro “Malditos cem mil contos” promovido pela secção de teatro da Casa do Professor e Universidade Sénior de Vale de Cambra. Carregosa, 16 de abril de 2018 O Executivo da Junta de Freguesia de Carregosa

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE JUNHO A SETEMBRO

 

INFORMAÇÃO N.º 2/2018

Em cumprimento da alínea x) do n.º 1 do Art.º 38.º da Lei nº 169/99, de 18 de setembro, alterada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro e pela Lei n.º 75/2013 de 12 de Setembro, damos conta da informação sobre a atividade exercida pela Junta de Freguesia, no período de junho a setembro de 2018, no âmbito das competências próprias ou delegadas pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

GESTÃO GERAL / ATOS ADMINISTRATIVOS

1. Emissão de atestados.

2. Termos de identidade e justificação administrativa.

3. Gestão dos recursos humanos ao serviço da freguesia.

4. Realização de diversas entrevistas a candidatos ao Projeto Contrato Emprego-Inserção, sem que qualquer candidato tenha preenchido os requisitos para formalização de contrato de prestação de serviços.

5. Candidatura ao Projeto Emprego CEI+ a qual já foi aprovada mas sem que hajam sido enviado candidatos para entrevista de emprego

6. Participação em reunião com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Eng. Joaquim Jorge para troca de impressões sobre as necessidades prioritárias da Freguesia: elaboração de dossier sobre questão dos limites da freguesia em Teamonde e Arrifaninha para a Câmara dar andamento a esta situação; conversações sobre projeto para área envolvente do cemitério; insistir pela necessidade de intervenção na R. João Borges de Almeida (Teamonde), Av. Ferreira de Castro e apresentação de soluções concretas para o trânsito na N 227 ao longo do troço que atravessa a freguesia e constrangimentos da N 224/1na zona histórica de Carregosa e junto da Quinta da Costeira; para quando a disponibilidade de arquiteto paisagista para orientar intervenção estruturada no parque verde; situação parque escolar com enfoque para necessidade de limpeza da vegetação na EB23 e ponto situação sobre frequências nos estabelecimentos de ensino sediados na freguesia; disponibilização de recursos através de sapadores para limpeza das margens do rio entre a Ponte de Chão da Silva e a Ponte do Testamento); ponto situação sobre limpeza de faixas legais de terrenos florestais e campo em diversos pontos de freguesia em que os proprietários não deram cumprimento e em que existem queixas de interessados confinantes ou utentes de vias municipais; necessidade de reunião com industriais sediados na Zona Industrial Carregosa para esclarecer sobre obras concretas previstas e projetadas para EN227 e solução para piso e estacionamentos na Av. Ferreira de Castro; necessidade de tomada de medidas de desvio e recondução de águas na R. do Perrinho (para evitar inundações que se têm verificado) e na Rua Joaquim Tavares da Costa; necessidade de limpeza, manutenção e troca de alguns equipamentos de caixotes do lixo em vários pontos da freguesia.

EDUCAÇÃO

1. Reparações simples e reposição de consumíveis no parque escolar de Azagães.

2. Limpeza da zona envolvente do Centro Escolar de Azagães.

3. Participação nas ações promovidas aquando do início do ano escolar 18/19 (encontro sobre educação e receção de professores; reunião de pais no Centro Escolar de Azagães; almoço de início do ano escolar no Agrupamento de Escolas de Fajões .

4. Comunicação Sr.º Vereador da Educação Dr.º Rui Luzes para tomada de medidas concretas no Centro Escolar de Azagães para inclusão de aluno com Anafilaxia.

5. Pedido de esclarecimento Sr.º Vereador da Educação Dr.º Rui Luzes sobre construção do coberto no Centro Escolar de Azagães, tendo sido comunicado que a sua construção está prevista realizar até finais de 2018.

DESPORTO E CULTURA

1. 30 de junho – Festa final ano lectivo – Santa Casa da Misericórdia V. Cambra

2. 06 de julho – Terapias Orientais – Sr.º Alberto Bastos

3. 07 de julho – Oração de Taizé – Paróquia de Carregosa

4. 13, 14 e 15 de julho – 28º Aniversário de Elevação de Carregosa a Vila

5. 21 de julho – Atuação de Teatro Cartola – URATE

6. 21 de julho – 18º Aniversário da URDT

7. 27 de julho – Festa do Final de Campo de Férias – URATE

8. 28 de julho – Festa da Columbófila – Associação Columbófila de Carregosa

9. 28 de julho – Festa do Emigrante - ACESMA

10. 4 e 5 de agosto Festa em Honra de Nossa Senhora de Lurdes (Quinta da Costeira)

11. 26 de agosto Festas em Honra de N.ª Senhora da Ribeira de Teamonde

12. 01, 2, 3 de setembro – Festas de Carregosa onde se incluiu a 23ª edição- ver se está correto do Ciclopaper promovido pela URATE

13. 08 de setembro – Ensaio – Banda de Música no Auditório

14. 16 de setembro – Espetáculo Branca de Neve – Grupo Diol

15. 22 de setembro – Teatro “ 90 Anos 90 Sarilhos” - APDCastelões

Notas:

Destaca-se como principal característica da freguesia a continuação do dinamismo e capacidade de trabalho das suas associações/coletividades, bem como o forte envolvimento e empenho de muitos carregosenses nas suas actividades como manifestação genuína de voluntariado e cidadania. A Junta de Freguesia continua disponível para colaborar com as Associações e Instituições da terra, dentro das suas possibilidades, tendo-se por garantido o apoio logístico e a cedência de espaços públicos: Auditório, Palco Externo e Centroanima para que possam desenvolver as suas atividades, promovê-las, contribuindo, assim, para a dinamização cultural e recreativa da freguesia. Esta disponibilidade tem sido extensiva a grupos industriais, a Igrejas, particulares, instituições,… O objectivo é a dinamização e a congregação de esforços no sentido de projectar Carregosa de forma positiva, aberta a novas oportunidades e próxima dos cidadãos. Neste período destacamos o Aniversário de Elevação a Vila e as diversas romarias da freguesia: Festa N.ª Senhora de Lurdes, Festa N.ª Senhora da Ribeira de Teamonde e Festa de Carregosa em Honra de N.ª Sr.ª do Rosário. Realça-se que, cada vez mais, as Festas e Romarias constituem, um traço típico da cultura popular e tradicional do nosso povo. Estas manifestações, extremamente numerosas e variadas, vêm sendo reforçadas trazendo ao de laço as tradições e memórias do nosso povo. A colaboração da JFC na Festa da N.ª Sr.ª de Lurdes fez-se em termos de representação nos dias de celebração, publicitação da mesma como forma de manter viva a tradição do Santuário Mariano mais antigo do país e contato com romeiros que continuam a manter a tradição de visitar a Quinta da Costeira no dia da Festa, associando o culto da fé, ao património histórico, à animação e convívio familiar. A colaboração da JFC na Festa da Sr.ª da Ribeira materializou-se na prestação de serviços de limpeza e asseio do lugar de Teamonde e adro da Capela e representação nas celebrações religiosas. A colaboração da JFC nas Festas de Carregosa em Honra de N.ª Sr.ª do Rosário concretizou-se: na colaboração da limpeza e arranjo dos jardins em frente à Igreja; na cedência do palco e colaboração de funcionário para montar e desmontar o mesmo; cedência de espaços da JFC para atuação dos grupos musicais; espaços envolventes, limpeza e consumíveis e representação nos diversos eventos programados. Salienta-se que a colaboração monetária da JFC para as Festas de Carregosa tem expressão no consumo da energia elétrica. No caso concreto, o custo acarretado à JFC aproximou-se dos 265,00€, valor que foi pago a mais do que nos outros meses. Este executivo, mensalmente comunica a leitura do contador, pelo que o pagamento mensal reflete sempre o consumo efetivo. Esta é uma forma singela de manifestar publicamente o apoio material e imaterial que a JFC deu para a realização das Festas de Carregosa e assim dar cumprimento ao princípio da transparência.

Uma felicitação especial para:

1. a URDTeamonde pelo 18º aniversário e pela forma encantadora com que mobiliza o povo em prole da associação;

2. ao nosso Pároco José Joaquim, Grupo Coral, Grupo Zé Pereiras, a Associação de Pensionistas e Reformados, a Comissão de Assistência, Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário18, Centro Social, JDC, ACDA, URDT, URATE, ACESMA, Danças da Concertina, BMC, Columbófila, Clube Sénior e todos os particulares e empresas que deram o seu contributo para que o 28º Aniversário de Elevação a Vila de Carregosa tivesse sido um sucesso;

3. à Columbófila pelo seu trabalho e disponibilidade;

4. à Acesma pelo trabalho que tem desenvolvido para o enriquecimento enquanto associação e pela forma como levam as tradições, o saber e o nome de Carregosa além portas;

5. à JDC pela capacidade e perseverança demonstradas;

6. à ACDA pelo trabalho desenvolvido;

7. ao Centro Social de Carregosa pela forma como se tem vindo a afirmar nas diversas valências sociais que abraça;

8. à BMC pela capacidade de trabalho, organização, qualidade musical e persecução dos objetivos a que se propôs;

9. à Urate, pelo trabalho e pela capacidade que tem tido de manter viva uma tradição que auguro venha a instalar-se como um produto cultural da Nossa Freguesia – O Ciclo 4paper. Já abordei o assunto com a URATE. Acredito que seria uma belíssima oportunidade para a URATE, para Carregosa e os Carregosenses darem um salto qualitativo e distintivo em termos culturais. Desejamos que continuem o belíssimo trabalho em prole dos jovens e da nossa comunidade.

10. ao Danças da Concertina pelo trabalho que têm vindo a fazer, pelo espírito de equipa, disponibilidade, criatividade e prestígio que tem revelado;

11. à Paróquia pela subtileza, simplicidade e humildade com que se mostra cada vez mais próxima do Nosso Povo;

12. às Associações de pais da freguesia pelo trabalho em prole de um ensino com melhor qualidade, com melhores condições e sempre atentas às necessidades mais prementes da comunidade escolar;

13. ao Clube Sénior por se afirmar cada vez com mais vontade e identidade;

14. à jovem Comissão de festas em Honra da N.ª Sr.ª do Rosário pelo trabalho, correção e disponibilidade manifestadas;

15. ao povo de Carregosa pelo contributo dado para manter viva a tradição das Festas e Romarias na nossa terra. A Junta de Freguesia manifesta, por este meio, o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas coletividades em prol da comunidade e o seu inestimável contributo na dinamização social, cultural, desportiva, educativa e recreativa da Vila de Carregosa.

REDE VIÁRIA

1. Colaborou-se com a JDC com alguns materiais de construção para realização de obras de condução das águas pluviais e passeio na Av. da JDC;

2. Procedeu-se à abertura de valas e colocação de tubos para condução de águas pluviais nas seguintes ruas: a) Calçada do Calvário, b) Rua do Fundo, c) Rua do Fiscal d) Caminho Moinho da Santa.

3. Procedeu-se à execução de um muro de blocos e caixas de cimento, para melhorar a distribuição da água de rega, no caminho em Arrifaninha;

4. Asfaltou-se a Rua da Longra em parceria com a Câmara Municipal

5. Limpeza e gestão dos espaços públicos.

REDES ELÉTRICA / SANEAMENTO / DE ÁGUA

1. Envio de diversas comunicações eletrónicas à EDP para substituir as luminárias públicas em diversos pontos da freguesia.

AMBIENTE

1. Manutenção das zonas ajardinadas junto à sede da Junta, Escola de Azagães e outros espaços;

2. Aplicação de herbicida em vários pontos da freguesia;

3. Manutenção semanal da limpeza e gestão dos consumíveis nos sanitários junto à Igreja;

4. Colaboração com a URATE na tradicional dinâmica que promove com os jovens, anualmente, na recolha de lixo das ruas, com o transporte do lixo recolhido para locais próprios;

5. Manutenção do serviço de limpeza de fossas particulares;

6. Solicitação junto do Sr.º Presidente da Câmara de apoio através dos sapadores para limpeza das margens do rio entre a Ponte de Chão da Silva e a Ponte do Testamento;

7. Solicitação de apoio de arquitecto paisagista da CM para projectar as diversas zonas de lazer do Parque Verde (insistência).

EQUIPAMENTOS / MOBILIÁRIO URBANO

1. Conclusão das obras de reparação do Lago da Praça Comendador (isolamento, sistema elétrico, bombas de água, lâmpadas);

2. Reparação das lajes partidas da Praça do Comendador;

3. Ajardinamento e aplicação de sistema de rega na Praça do Comendador;

4. Manutenção de máquinas e equipamento;

5. Emissão de despacho da Câmara a esclarecer a necessidade de apresentação de termo de responsabilidade por parte do diretor técnico da obra para ser obtida a sua regularização;

6. Colocação de revestimento com tela isolante das colunas da varanda do edifício da Junta, para ultrapassar as infiltrações no posto médico.

7. Substituição das chapas da cobertura do palco exterior, onde havia infiltrações de água (recorde-se que no interior do palco externo, junto à entrada, chovia).

AÇÃO SOCIAL

1. Continuação do CarregosaJúnior e entrega de cédulas do freguês às crianças nascidas na freguesia de Carregosa depois de 20 de outubro de 2017, nascidas até Junho no 28º aniversário de Elevação a Vila de Carregosa;

2. Dinamização do Clube Sénior à 4.ª feira, à tarde, com a colaboração da CASCarregosa, IPSS, Câmara Municipal e diversos voluntários.

3. Colaboração com ferro para o muro do Centro Paroquial realizado pela Fábrica da Igreja.

SAÚDE E HIGIENE PÚBLICA

1. Obras de isolamento do telhado e colunas exteriores do espaço onde funciona o Centro de Saúde;

2. Gestão, manutenção e limpeza do cemitério de Carregosa;

3. Realização de sepulturas no cemitério e cobertura com chapa em ferro.

POLÍTICA DE PROXIMIDADE E APOIO AO CIDADÃO

1. Colaboração através da cedência dos serviços da D. Luísa, funcionária administrativa da JFC, à Sr.ª Vérsia no dia 18 de setembro por forma a evitar que os CTT ficassem fechados no período da tarde.

2. Atendimento semanal ao freguês e visitas regulares pelo executivo pela freguesia;

3. Manutenção dos acordos de execução celebrados com a Câmara Municipal.

REPRESENTAÇÕES

1. Apoio à Paróquia e à Comissão de Festas em Honra de N.ª Senhora do Rosário (palco, logística, espaços, consumíveis).

2. Participação nas festividades e Romarias realizadas neste período.

3. Participação no festejo do 30º da firma A&M Moldes para Plásticos, lda

4. Visita de D. José Manuel Garcia Cordeiro (Bispo de Bragança-Miranda)

Carregosa, 24 de setembro de 2018

O Executivo da Junta de Freguesia de Carregosa …………………………………………………………………. …………………………………………………………………. …………………………………………………………………

linkplas

Rua Augusto Santos, nº 25
3720-017 Carregosa - Oliveira de Azeméis

linkplas

(+351) 256 412 393

linkplas

junta.carregosa@gmail.com