Freguesia » Heráldica

 

Brasão de armas

Bandeira

 

"Escudo verde, cor que em Heráldica representa fé, amizade, serviço e respeito, atributos que sempre ao longo dos tempos estiveram associados a Carregosa.

Uma mitra de prata com os seus fanhões, no intuito de manter presente a figura de D. Manuel Correia de Bastos Pina, Bispo de Coimbra, que à data foi padrinho de baptismo de El-Rei D. Manuel II e que o mesmo recebeu na sua Quinta da Costeira em 1910.

 

Mitra de prata, pretendendo-se representar a pureza, a integridade, a firmeza, vigilância e eloquência.Coroa de Conde, porque Carregosa pertenceu aos Condes da Feira, esteve ligada pelo paço de Azagães ao Conde de Barcelos e possui um Conde, D. Manuel Correia de Bastos Pina, por inerência de Bispo de Coimbra.

Uma rosa de ouro, botoada de vermelho, porque a "Rosa Mística" em Heráldica pretende representar a evocação de Nossa Senhora. Assim, realçamos a "Encomenda" sob desígnios de Terras de Santa Maria e também evocamos o primeiro santuário edíficado em terras portuguesas a N. Senhora de Lourdes, que foi no princípio do século XX (quando ainda não existia Fátima) importante lugar de peregrinação, chegando o Sumo Pontífice a conceder indulgências aos peregrinos que devotamente visitassem este Santuário.

 

Dois cardos de prata, símbolos falantes da família Carregosa.

Campanha ondeada de prata e azul, representando o rio Antuã que corre por Carregosa, fertilizando os solos e atestando ainda a sua importância pelo facto de já ter servido de delimitação entre a Diocese de Coimbra e a Diocese do Porto. Coroa Mural de 4 torres, porque Carregosa foi elevada à categoria de Vila em 13 de Julho de 1990.

Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: «Carregosa».

Bandeira esquartelada de vermelho, cor que pretende representar a fortaleza, a vitória e a ousadia, associadas ao amarelo da nobreza, riqueza, poder, luz, constância e sabedoria.

Foram escolhidas estas duas cores porque sendo a Heráldica de origem plenamente castrense, quis-se assim tornar, pela utilização de duas cores vivas, a fácil identificação no Campo de Batalha do estandarte da nossa Nobre Vila."